BEM VINDO À CIDADE DE ITÁPOLIS

Nessa página você encontrará fotos da cidade de Itápolis como ela era em meados do século xx, até os dias de hoje. 
   A estação de Itápolis era considerada, no final da década de 20, como uma das três melhores e mais bonitas da Dourado, ao lado das de Jaúdourado e de Dourado, o que, na verdade, não podia ser considerado grande vantagem, pois o restante das estações era considerado pela própria Dourado, como feias, mal conservadas e construídas com material "ruim", em sua maioria. Em 1949, a Paulista comprou a CEFD e passou a administrar a estação. Em 16 de dezembro de 1966 (há gente que fala que foi três meses antes, em 16 de setembro), o ramal e a estação foram fechados definiti-vamente. Nesse dia, o último trem de Itápolis precisou voltar de ré até Tabatinga, porque a Cia. Paulista desmontou o depósito de locomotivas e o virador da estação dois dias antes... A estação, anos depois, foi demolida, e hoje nada resta dela, que ficava na parte mais alta da cidade: o prédio do super-mercado Gimenes ocupa o histórico espaço que um dia teve um movimento enorme de trens. (fonte:Ralph Mennucci Giesbrecht.)


Plataforma da estação de Itápolis em 1919. Foto cedida por Alberto Del Bianco

Plataforma da estação de Itápolis em 1919. Foto cedida por Alberto Del Bianco 

Fachada da estação de Itápolis, em 1920. Foto do acervo de Celso Poli, cedida por Alberto del Bianco

À esquerda: a estação em 1949. Foto cedida por Sérgio Martire.

Plataforma da estação, sem data. Foto cedida por Alberto Del Bianco

A estação, sem data. Foto de José Sene, Museu de Itápolis, cedida por Alberto Del Bianco

Estação de Itápolis, sem data. Foto Francisco Pereira, cedida por Alberto Del Bianco

Em 1966, 16 de dezembro: o último trem deixa a estação. Foto cedida por Alberto Del Bianco.

Um pouquinho de fotos da arquitetura de prédios e construções da cidade de Itápolis.Construções que hoje sobrevivem ao tempo, porém modificados e suas utilizações alteradas.